A Soberba precede a ruína!
A moral deste provérbio não é só saber o fim trágico dos que são altivos, e que todos já devem ter tido a experiência em algum momento de sua vida, ser vítima da própria soberba, e que talvez tenha tido a consciência ou não do motivo da queda, mas também o adágio aponta o caminho de uma vida bem sucedida, o caminho da humildade, do reconhecimento de suas fraquezas, da capacidade de se livrar dos enganos provenientes da altivez, pois a soberba faz o coração endurecer, faz a pessoa perder a sensibilidade de quando se precisa mudar, ensurdece a voz da sensatez e cega a luz do entendimento!
Eu mesmo vivi uma situação interessante! "Na primeira vez que fiz o exame para tirar a Carteira de Habilitação, fui muito convicto de que iria passar, e por ter tido um desempenho nos treinos antes do exame que considerei tão bom e me vi já com a carteira na mão, e assim, fui cheio de confiança e pensei que seria muito fácil. Resultado, esbarrei logo na baliza, a primeira prova do circuito, e fui desclassificado de cara! Ao repetir o teste dias depois, reprovei de novo por deixar morrer o carro duas vezes Já na terceira vez, depois de repetir todo o processo, fui para a prova receoso, tendo todo o cuidado do mundo, e com modéstia fiz a prova, consegui passar no teste" Só um exemplo muito pequeno da aplicabilidade da humildade e dos benefícios decorrentes dela.
Um dos exemplos práticos mais marcantes de humildade foi a cerimônia da última ceia de Jesus com os seus discípulos, na qual, Cristo lavou os pés dos seus discípulos. É marcante pelo fato, de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus e não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas antes se humilhou e assumiu a forma humana, servindo os pecadores, indignos de que alguém se importasse e amasse, sabendo o que sofreria por causa de suas escolhas. E esta cena, do Senhor lavando os pés dos servos, em uma época que os escravos é que tinham essa incumbência, para que o hóspede se livrasse das sujeiras das suas jornadas cheias de poeira pela região em que viviam, mostra o quanto que Jesus não se colocava acima das pessoas, era sempre pronto a servir, a proporcionar o melhor para as pessoas. Uma liderança muito diferente da que é exaltada hoje, a qual faz os líderes reivindicarem para si a glória, a supremacia, e pessoas subalternas e temerosas se não fizerem tudo, exatamente como querem!
Então para todos que leem meus artigos, fica a dica de nunca dar razão ao seu orgulho, jamais tomar decisões por sua larga experiência sem ouvir outras opiniões e o outro lado da situação, não deixe de reconhecer seus erros, não percebendo a necessidade de ser perdoado(a) e mudar de atitude deixando os erros para trás. Perdoe também as pessoas que erram contra você, isto é uma maneira de praticar a humildade também. Ouça as pessoas que amam você, e que muitas vezes te alertam sobre a estrada da destruição, a qual você está se conduzindo. Dê o braço a torcer de vez em quando!
Se você é um(a) líder, diretor(a), presidente(a), pastor(a), padre ou qualquer outra forma de liderança, procure suprir a necessidade de seus liderados mesmo que para isso, muitas vezes, você se torne "menor" que eles, sirva-os como se fosse escravos deles, assim como fez Cristo.
Não permaneça no caminho da soberba que são trilhas de morte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário