domingo, 9 de abril de 2017

Verdade X Mentira

Uma vida baseada em mentiras pode ser comparada a um belo edifício construído em cima de um terreno aparentemente seguro, mas que por baixo encontra-se cheio de escavações e buracos que não foram levados em conta pelos construtores ao ser erguido e que, por isso, a qualquer momento esta edificação pode ruir trazendo prejuízos, dor, perdas e mortes.

A mentira é sempre o caminho mais fácil para se conseguir algo a curto prazo e o engano é o alicerce para estas conquistas que não são definitivas. O problema é que o engano seduz, o viver em oculto gera adrenalina, de certa forma, prazerosa, pelo menos por um momento. E a respeito disso, tem um provérbio do Rei Salomão escrito em 1000 a.C, aproximadamente, que diz o seguinte: "A loucura diz aos simples: O pão comido as ocultas é doce",  evidenciando que fazer as coisas escondido traz uma falsa sensação de esperteza, de vitória, porém o que as pessoas que constroem sua vida desta forma, não atinam para o fim deste caminho, descrito no final da alegoria, que é o da morte, ou da destruição do castelo encantado. Um dia, com certeza, a casa cai, ainda que demore!

A pior constatação da mentira é a que passa na mente da própria pessoa que está mentindo pois, tudo e todos podem ser enganados, mas na consciência dos mentirosos, todas as vezes que é afirmado o que nunca foi, tá lá sendo martelado no enganador....  " não é nada disso que você falou... ah você sabe que isso não é a verdade..." O mentiroso tenta se afastar de sua consciência, tenta se agarrar nas "vantagens" conseguidas por suas mentiras, mas não adianta! A voz interior é implacável, não dá descanso, a verdade sempre aparece! Ainda que não revelada pra todos a princípio, a Verdade é invencível! Ela vai aparecer um dia! A luz ilumina os mais tenebrosos e obscuros recônditos de uma alma de falsidade. Com isso, cada mentiroso se torna prisioneiro de suas fantasiosas inverdades, de seus personagens assumidos, de suas máscaras colocadas.

Todos nós já mentimos alguma vez na vida, e experimentamos esta sensação horrível quando estamos diante da verdade para nós e da mentira para as outras pessoas. Até que um dia, quando menos esperamos, esta verdade se torna revelada para os outros. E por um lado, vem a humilhação causada pela descoberta e depois isto se torna uma espécie de lei áurea, de liberdade, pois o verdadeiro eu aparece, ainda que no momento seja mais feio que o desejado! Não existe liberdade maior do que sermos de fato quem nós somos, com nossas virtudes e defeitos,  a de conseguirmos expressar o que realmente pensamos e porque assim pensamos! Porém para isto, precisamos ter a maturidade de aceitar a outra pessoa com suas virtudes e defeitos e dar espaço para que elas também vivam de forma verdadeira. Ter a verdade triunfando em nossos relacionamentos é um grande desafio! Um fato muito triste  é que muitas vezes não nos encontramos preparados para que a verdade prevaleça, tanto em nós e principalmente no que diz respeito as outras pessoas, pois somos muito cruéis com os erros dos outros.

"Conhecereis a verdade, e ela vos libertará", disse o mestre dos mestres! Ele conhecia a mente dos homens, e mostrou o caminho de sua libertação. Então viva buscando andar na luz da verdade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário