sábado, 27 de maio de 2017

Quem sabe faz a História acontecer!

"A vida não se resume em festivais", palavras de Geraldo Vandré - Momentos depois em que sua música (Pra dizer que não falei das Flores) aclamada pela multidão, ficou em segundo lugar no III Festival Internacional da Canção em 1968, calando as vaias da multidão enfurecida a toda voz para os jurados do Festival.  Ele tinha uma leitura perfeita daquele momento, ele de alguma sabia que sua canção já estava fazendo História mesmo não ganhando o festival como era o desejo do público naquele local.

A música de Vandré apontava para a resposta que era necessária para a sua época, no meio da Ditadura Militar que imperava no Brasil, no refrão ele dá a solução para quem estava incomodado com a prisão à voz de quem queria acordar os brasileiros. Então, em alta voz declara, “Vem, vamos embora, esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”, ou seja, quem muda, e faz a história é quem não é sucumbido pelos que tentam impor, mas age de maneira inteligente e eficaz, conclamando através de suas atitudes um exército que transformará o caos em flores.

Algo que acontece em nossos dias, é que temos passado por uma "ditadura" presente no ser do ser humano, de uma escravização ideológica da humanidade, pois cada vez mais é divulgada pelo sistema avassalador da mídia, e que é aceito, de que o homem é apenas um potencial de consumo e que tem que fazer o que a massa manda. Também é ensinado a sociedade, principalmente as classes menos privilegiadas que é a grande maioria, de que o homem é escravo do tempo, das épocas e que não tem o poder de fazer a história, mas sim de aceitar as modas, as tendências e tem se aceitado como verdade os valores fracos e mortais das mentiras deste século. E quando se tem a oportunidade de fazer alguma coisa, isto é feito por uma pequena elite, mas para o benefício dessa pequena parte podre da sociedade.

Precisamos dar uma resposta a nossa época, onde os homens são reduzidos a ser plateia de uma história, ou melhor dizendo, estória, do funeral da verdade e da justiça, reduzidos a serem apenas figurantes da História onde deveriam ser os protagonistas de um mundo melhor. 

Depende de cada um de nós, não podemos ficar parados deixando o tempo correr atropelando o homem, o ser pensante e criativo! Ao contrário, o tempo deve ser o cenário para os nossos atos que marcarão e mudarão a história da nossa geração. Cada um na sua vocação, seja em que área for. 

Se você tiver a percepção que Geraldo Vandré teve naquele dia, saberá que a vida não se resume ao que acontece hoje, ao momento de injustiça, ao momento de caos. A vida pode dar voltas a partir de nossas atitudes.

Vamos fazer a História!

Nenhum comentário:

Postar um comentário