A música de Vandré apontava para a resposta que era necessária para a sua época, no meio da Ditadura Militar que imperava no Brasil, no refrão ele dá a solução para quem estava incomodado com a prisão à voz de quem queria acordar os brasileiros. Então, em alta voz declara, “Vem, vamos embora, esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”, ou seja, quem muda, e faz a história é quem não é sucumbido pelos que tentam impor, mas age de maneira inteligente e eficaz, conclamando através de suas atitudes um exército que transformará o caos em flores.
Algo que acontece em nossos dias, é que temos passado por uma "ditadura" presente no ser do ser humano, de uma escravização ideológica da humanidade, pois cada vez mais é divulgada pelo sistema avassalador da mídia, e que é aceito, de que o homem é apenas um potencial de consumo e que tem que fazer o que a massa manda. Também é ensinado a sociedade, principalmente as classes menos privilegiadas que é a grande maioria, de que o homem é escravo do tempo, das épocas e que não tem o poder de fazer a história, mas sim de aceitar as modas, as tendências e tem se aceitado como verdade os valores fracos e mortais das mentiras deste século. E quando se tem a oportunidade de fazer alguma coisa, isto é feito por uma pequena elite, mas para o benefício dessa pequena parte podre da sociedade.
Precisamos dar uma resposta a nossa época, onde os homens são reduzidos a ser plateia de uma história, ou melhor dizendo, estória, do funeral da verdade e da justiça, reduzidos a serem apenas figurantes da História onde deveriam ser os protagonistas de um mundo melhor.
Depende de cada um de nós, não podemos ficar parados deixando o tempo correr atropelando o homem, o ser pensante e criativo! Ao contrário, o tempo deve ser o cenário para os nossos atos que marcarão e mudarão a história da nossa geração. Cada um na sua vocação, seja em que área for.
Se você tiver a percepção que Geraldo Vandré teve naquele dia, saberá que a vida não se resume ao que acontece hoje, ao momento de injustiça, ao momento de caos. A vida pode dar voltas a partir de nossas atitudes.
Vamos fazer a História!
Nenhum comentário:
Postar um comentário