A Vida é tão fascinante e ao mesmo tempo tão passageira que precisamos aproveitá-la da melhor maneira possível!
Todos nós, muitas vezes, já tivemos o desejo de voltar atrás no tempo para mudar alguma tolice que fizemos e escolher o que era certo naquele momento... Infelizmente, isto não é possível! Vivemos num tempo linear que não volta atrás e as consequências de nossos atos são inevitáveis, e por isso, nossas ações precisam ser caprichosamente estudadas antes de serem efetuadas, ainda que as decisões que tomamos são, na maioria das vezes, resolvidas em frações de milissegundos. Nisto está a Sabedoria que muitos almejam, em saber lidar com a impulsividade de nossos atos!
É importante refletir que por causa das nossas escolhas bem pensadas, muitos sofrimentos poderiam ser evitados como o que são provocadas pelas traições, pelos assassinatos, pela violência doméstica, pelos assédios sexuais ou morais, pelos estupros, pela pedofilia, pelo adultério, pelo divórcio, pelos acidentes provocados por imprudências, pelo estudo que deixou de ser feito, e muitos outros. Também muitas glórias viriam á existência, tais como: os livros que deixaram de ser escritos, estaríamos lendo-os e poderiam ser feitos os próximos Best Sellers, os filmes que não foram produzidos estariam nas telonas dos cinemas com sucesso de bilheteria, o bem ao próximo que seria realizado, pessoas chegariam na velhice de maneira saudável por cuidarem mais de si, viriam à tona os elogios que foram abafados, veríamos muitas pessoas dizerem não às drogas, os (Eu te amo) que não foram ditos seriam expressos no tempo devido, o reconhecimento das virtudes das pessoas que amamos ainda em vida, etc.
Aí vem a pergunta: "É realmente possível julgarmos os desejos de nossa alma e cuidadosamente escolher fazer o que é certo ao invés de ceder as nossas iniquidades? É difícil de responder, porém, ao constatarmos que muitas escolhas certas que já fizemos foi porque não cedemos aos impulsos inconsequentes dos nossos desejos e por termos atentado ao bom senso, acertamos!
Julgo então, que precisamos melhorar o nosso sensômetro do bem. Para isto, é necessário ouvirmos mais nossa consciência, precisamos aceitar mais a voz dos mais experientes como nossos pais e outros responsáveis. É fundamental perseverarmos nos valores e princípios morais que aprendemos desde crianças, necessitamos nos inclinar mais para a ética cristã, etc.
Creio que este é o melhor caminho para desfrutarmos de uma vida plena em alegrias e conquistas e não em frustrações decorrentes de nossas escolhas erradas!
Pense Nisso!
Parabéns professor pelas belas palavras!
ResponderExcluirObrigado querida aluna Karla... Continue refletindo nestes textos que irei colocar aqui no Blog e que sirva para coisas boas na sua vida...... se quiser o endereço antigo do Blog... lá tem mais artigos que ainda não trouxe pra esse novo ambiente!
Excluir