sexta-feira, 31 de março de 2017

O que é a Felicidade?

A felicidade é um dos tesouros mais desejados da humanidade em todos os tempos. O filósofo Aristóteles defendia que a Felicidade é o Bem maior e é alcançado pelas  virtudes e através da prática do bem às outras pessoas.

O problema é quando a felicidade é associada, e isto acontece principalmente em nossos dias, aos momentos de prazer, às conquistas pessoais, aos amores correspondidos, aos títulos de seus times de coração, ao montante de dinheiro para gastar, à grandes emoções e etc.

Um dos homens mais influentes do mundo, o apóstolo Paulo, no início da era cristã declarou em uma carta aos moradores cristãos da cidade de Filipos, que ele sabia viver contente, feliz, em qualquer situação, ou tendo fartura na sua vida ou em necessidades. E verificando a história deste sábio homem, percebemos que ele tinha toda a autoridade de declarar isso, pois mesmo depois de sofrer perseguições, violências, perigos de morte, ódio e rejeição, permaneceu firme em sua missão de vida e sempre procurou expressar a alegria, a felicidade em proporcionar o bem às pessoas do mundo todo em sua época, mesmo que para isso, sofresse muitas investidas contra a sua vida e retaliação de seus opositores. Quando estava preso em Roma (60 - 62 d.C) por, simplesmente pregar o bem, foi o momento em que escreveu estas palavras citadas sobre viver feliz independente do que estivesse acontecendo com ele. Com isto, o apóstolo mostra que felicidade não tem nada a ver com momentos bons, mas sim com um estado de espírito! 
Depois, quatro anos mais tarde, escreveu uma outra carta, agora para um dos seus discípulos chamado Timóteo, sobre a satisfação em saber que sua vida estava chegando ao fim, e que tinha a certeza de ter cumprido tudo o que ele tinha para realizar de forma plena. Que final de vida maravilhoso para uma pessoa!

Então, defendo com o exemplo da vida deste homem, que a felicidade é um estado de espírito e não um sentimento. Ser feliz é viver com a certeza de estar fazendo a coisa certa, no tempo certo, no lugar certo! É saber exatamente o que fazer para promover o bem para si e para todas as pessoas e para isso, perseverar ante todos os obstáculos que surgirem na vida! Para isso é fundamental a pessoa conhecer a si próprio e ser fiel e cumprir cabalmente à sua missão dada por Deus!

Mãos à obra! ENCONTRE E VIVA A FELICIDADE!

segunda-feira, 20 de março de 2017

Ah se eu pudesse voltar no tempo!!!!

A Vida é tão fascinante e ao mesmo tempo tão passageira que precisamos aproveitá-la da melhor maneira possível! 

Todos nós, muitas vezes, já tivemos o desejo de voltar atrás no tempo para mudar alguma tolice que fizemos e escolher o que era certo naquele momento... Infelizmente, isto não é possível! Vivemos num tempo linear que não volta atrás e as consequências de nossos atos são inevitáveis, e por isso, nossas ações precisam ser caprichosamente estudadas antes de serem efetuadas, ainda que as decisões que tomamos são, na maioria das vezes, resolvidas em frações de milissegundos. Nisto está a Sabedoria que muitos almejam, em saber lidar com a impulsividade de nossos atos!

É importante refletir que por causa das nossas escolhas bem pensadas, muitos sofrimentos poderiam ser evitados como o que são provocadas pelas traições, pelos assassinatos, pela violência doméstica, pelos assédios sexuais ou morais, pelos estupros, pela pedofilia, pelo adultério, pelo divórcio, pelos acidentes provocados por imprudências, pelo estudo que deixou de ser feito, e muitos outros. Também muitas glórias viriam á existência, tais como: os livros que deixaram de ser escritos, estaríamos lendo-os e poderiam ser feitos os próximos Best Sellers, os filmes que não foram produzidos estariam nas telonas dos cinemas com sucesso de bilheteria, o bem ao próximo que seria realizado, pessoas chegariam na velhice de maneira saudável por cuidarem mais de si, viriam à tona os elogios que foram abafados, veríamos muitas pessoas dizerem não às drogas, os (Eu te amo) que não foram ditos seriam expressos no tempo devido, o reconhecimento das virtudes das pessoas que amamos ainda em vida, etc.

Aí vem a pergunta: "É realmente possível julgarmos os desejos de nossa alma e cuidadosamente escolher fazer o que é certo ao invés de ceder as nossas iniquidades? É difícil de responder, porém, ao constatarmos que muitas escolhas certas que já fizemos foi porque não cedemos aos impulsos inconsequentes dos nossos desejos e por termos atentado ao bom senso, acertamos!

Julgo então, que precisamos melhorar o nosso sensômetro do bem. Para isto, é necessário ouvirmos mais nossa consciência, precisamos aceitar mais a voz dos mais experientes como nossos pais e outros responsáveis. É fundamental perseverarmos nos valores e princípios morais que aprendemos desde crianças, necessitamos nos inclinar mais para a ética cristã, etc.

Creio que este é o melhor caminho para desfrutarmos de uma vida plena em alegrias e conquistas e não em frustrações decorrentes de nossas escolhas erradas!

Pense Nisso!

sábado, 18 de março de 2017

Como alcançar a Sabedoria?

Quem não desejou em algum momento da vida SER SÁBIO(A)?

É possível que você, meu (minha) caro(a) leitor(a) já tenha ouvido ou lido que a pessoa mais sábia que existiu: "um tal" Rei Salomão! E é nele que quero me inspirar para compartilhar este artigo!

A primeira coisa que quero refletir é que para o homem mais sábio do mundo chegar a tal condição, escolheu acima de qualquer outra coisa, buscar a Sabedoria, e isto foi tão sério que, no relato no livro das crônicas de seu reinado, está registrado que ele pediu a Deus esta virtude ao invés de riqueza, morte dos inimigos ou longevidade de dias!

Outro fato que é muito importante para nossa reflexão, é que para as pessoas do Oriente no século X a.C, época em que viveu o Rei Salomão, principalmente para os israelitas, ter sabedoria era muito mais que saber as respostas para todas as coisas, ou ainda guardar na memória o que aprendeu da teoria. O que definia se alguém podia ser chamado de sábio, era a capacidade de praticar o conhecimento adquirido nas ações cotidianas.

Saber dar sentido as suas experiências de vida, era outra enorme habilidade deste Rei. As suas reflexões o levaram a compreender o que realmente tem real valor na vida e o que é correr atrás do vento. Isto não quer dizer que ele era um homem perfeito, sem defeitos, pelo contrário, ele errou bastante, mas que a consciência deles, conseguiu transformá-los em acertos. O que fez a diferença na vida deste homem foi o fato dele conseguir retirar de todas as situações, os princípios valiosos para se ter uma boa vida.

Pro fim, ele não guardou para si o aprendizado que adquiriu, mas compartilhou para todos o que ele entendeu da vida através dos provérbios, cânticos, salmos e outros livros que escreveu. São escritos preciosos para quem quer aprender a viver de forma assertiva. Nestes escritos, o leitor é levado a compreender quais são as melhores escolhas e decisões em todos os aspectos da vida, tais como: Ter equilíbrio e domínio próprio, ser sensato, saber falar as palavras certas na hora certa e da maneira correta, discernir o que deve ser valorizado de fato, respeitar as pessoas, evitar os caminhos maus, etc.

Então resumindo o caminho para alcançar a Sabedoria:
1 - Desejar a Sabedoria acima de qualquer outra coisa;
2 - Aplicar o conhecimento adquirido nas práticas cotidianas;
3 - Saber dar sentido às suas experiências, reconhece seus erros e muda de atitude, e
4 - Enfim, compartilhar com outros o que aprendeu da vida para que encontrem também o caminho da Sabedoria!

Vamos nos tornar pessoas sábias? Temos muito o que fazer, então não demore a trilhar este caminho!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Volte pra Casa!

Uma fonte jorra em minha mente que não consigo deixar de compartilhar os impulsos que insistem estimular  meus neurônios. Isto, depois de escutar uma canção (93 million miles - Jason Mraz) que fala sobre o que irei escrever nas próximas linhas.

Você pode ir longe o quanto puder, mas sempre poderá voltar para sua casa.

Quero que esta frase acima expresse para você, a compreensão que tive para a minha vida e que passo a dividir com meus leitores. e também  desejo que ela  faça você voltar para o lugar, de onde talvez precisasse ter se afastado, afim de que percebesse o quanto este lugar é imprescindível para que você viva plenamente a sua verdadeira vida. Isto serve para todos os lugares possíveis onde quer que você ainda vá, sem necessariamente ser, os tais lugares, geográficos.

Isto pode ter diversos significados - Pode significar que voltar pra casa, seja que você precise se reconectar com pessoas que te amam e que você não pode viver sem tê-las em sua vida – Pode ser que você precise voltar a sonhar os mais belos sonhos que farão com que você realize as coisas mais importantes para as pessoas que vivem neste planeta e que ainda não foram inventadas e/ou realizadas. Ainda pode significar que você está distante do propósito de sua existência e que por isso precisa realmente se conhecer e assim, poder se reencontrar para que você seja de fato relevante para todos em sua volta.

Voltar para casa, pode ser que seja a necessidade de voltar a ter fé, saber que existe algo, ou melhor, alguém superior que conduz a sua vida e que para vencer os infinitos obstáculos, você precise ter esta certeza e se lançar plenamente aos seus cuidados, ou seja, para estas pessoas, voltar pra casa é o mesmo que acreditar novamente em Deus! 

Para alguns, voltar para casa, pode significar que é necessário reconhecer que como seres humanos, somos imperfeitos e susceptíveis a erros, cheios de iniquidades e reconhecê-las, sem enganar a si próprio e as demais pessoas e deixar que somente o criador e perdoador tome conta dessa nossa condição, aliás, como bom cristão, acredito que isto já foi feito a 2 mil anos atrás!

Para outros, voltar para casa, é deixar o orgulho de lado e assumir-se a necessidade de contar com os seus amigos para que possam vencer as suas guerras internas e os mais difíceis desafios da vida com o auxílio dessas pessoas que podem ensinar tantas coisas.

Pode ser que retornar para casa seja apenas voltar para o foco principal de sua vida que foi perdido por alguma distração, ou capricho, ou ainda falta de experiência. Ainda é possível, que para outros, voltar pra casa seja o retornar para o seu amor, para a pessoa que você mais ama, mas que por orgulho ou por egoísmo, resolveu deixá-la, guardando mágoas, não perdoando.

Algumas pessoas precisam retomar seus talentos e voltar a viver de acordo com a sua vocação, assumindo o seu papel na vida fazendo o melhor para o mundo por causa de seus dons que se encaixam perfeitamente com a identidade ímpar que tem!

Enfim, tem muitas outras coisas possíveis que este texto irá te levar a refletir, e a perceber qual é a casa que você precisa voltar. E o meu desejo sincero é que isto aconteça o mais rápido possível, pois é como se tudo estivesse parado para que você volte e se reconecte com a sua verdadeira vida. Isto irá te libertar e te levará para os "lugares" que você precisa ir e estar de fato!


Então, É HORA DE VOLTAR PARA SUA CASA!
Bom retorno!  A VIDA TE ESPERA!